PROJETOS DE ESCOLA 2024/25 E DE OUTRAS ENTIDADES
Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras
A exposição "Chamem-me Stefan", projeto da fundação Aristides de Sousa Mendes e financiada com o apoio do Instituto Diplomático, esteve em duas escolas do Concelho de Oeiras, Quinta do Marquês e Amélia Rey Colaço, entre o final de outubro e meados de dezembro de 2024, com o apoio da autarquia.
Com curadoria de Cláudia Ninhos e de Leah Sills, filha de Stefen Rozenfeld, a exposição foi inaugurada pelas duas curadoras na Escola Secundária da Quinta do Marquês, no âmbito das atividades do Projeto Memoshoá desta escola.
A exposição "Chamem-me Stefan" retrata a história de uma criança judia polaca, que se salvou com os seus pais da perseguição nazi, por meio de um visto concedido em Bordéus por Aristides de Sousa Mendes.
Foi possível guiar a exposição a alunos de setenta e três turmas das duas escolas e, também, das escolas Conde de Oeiras e Aquilino Ribeiro. Ao conhecer a história de Stefan Rozenfeld, mais de mil e oitocentos alunos adquiririam ou reviram conhecimentos sobre a II Guerra Mundial, as perseguições nazis a judeus e outros grupos e a ação salvadora do "justo" Aristides Sousa Mendes.