PROJETOS DE ESCOLA 2021/22
Colégio Bissaya Barreto
No âmbito das disciplinas de História e de Cidadania e Desenvolvimento e na sequência da celebração do 73º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Colégio Bissaya Barreto , apresentou a exposição "Memória, Direitos Humanos" que conta com o apoio da MEMOSHOÁ. Esta exposição esteve patente durante o mês de de dezembro. A exposição destinou-se aos alunos do Colégio e serviu de mote para a discussão de temáticas associadas aos Direitos Humanos.
https://www.facebook.com/108781372518463/posts/4963003423762876/?d=n
https://www.facebook.com/108781372518463/posts/4960060994057119/?d=n
"No dia 10 de Dezembro o CBB inaugurou uma pequena exposição sobre os direitos Humanos. Esta teve como tema o Holocausto. Na entrada desta exposição podemos encontrar diversos posters com imagens remetentes ao tema. Na nossa opinião o poster que chamou mais à atenção foi um que incluía uma imagem de um diário pessoal.
Mais à frente conseguimos ver diversas peças de roupa, como sapatos, camisas, óculos, cabeleiras. Estes tinham como principal função representar a roupa que era retirada dos corpos já sem vida. Acima dessas peças podemos observar algumas tiras de cartão com os números de mortos (judeus, ciganos, homossexuais,…).
Durante a visita à exposição também encontramos alguns filmes e livros remetentes ao tema, entre eles destacamos “O menino do pijama às riscas”(filme) e “O diário de Anne Frank”(livro) pois achamos que são os que abordam melhor o tema.
Por fim também tivemos a oportunidade de visualizar um vídeo sobre o tema."
Ana Pimentel e Margarida Portugal (9ºB)
Agrupamento de Escolas de Alfena
As professoras Teresa Lourenço e Mónica Pereira e os alunos do 10ºD, do Agrupamento de Escolas de Alfena, realizaram um vídeo alusivo ao 27 de janeiro, no âmbito das disciplinas de Desenho A, História da Cultura e das Artes e Cidadania e Desenvolvimento.
Escola EB2,3 Gonçalo Mendes da Maia
Os alunos do 7º ano, da Escola EB2,3 Gonçalo Mendes da Maia, com o docente António Carlos Carvalho, da disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação, juntam-se às escolas do país e à Associação Memoshoá em Lisboa, para relembrar um tema cáustico, controverso, mas deveras pertinente no âmbito do DIREITOS HUMANOS - Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro.
Depois de terem, no 1º Período, efetuado trabalho de pesquisa e investigação orientado sobre o tema da Cidadania/Direitos Humanos/Holocausto, na disciplina de T.I.C., o 2º Período deu lugar à realização de Postais elaborados na ferramenta de Edição de Imagem GIMP e escolhidos alguns, dos muitos criados, para exibição pública. Estão em exposição na Biblioteca da nossa Escola. Estarão, também, no Facebook do nosso Agrupamento em:
https://pt-pt.facebook.com/pg/aegmmaia.pt/posts/
É nosso o dever de divulgar e não esquecer.
"Que o mundo se mantenha RESPEITADOR do outro e se comporte de forma digna aos olhos de quem vê BEM" de ©António Carlos Carvalho
Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras
Biblioteca Escola Secundária de Amares
A Biblioteca da Escola Secundária de Amares assinalou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto com várias atividades (ver cartaz) Também neste dia foi lançado o Catálogo Ler+ o Holocausto. que esta disponível em:
https://issuu.com/biblioesamares/docs/catalogo_holocausto_2022
Escola Secundária de Ponte da Barca
“Arte no Holocausto” é o título da exposição que, até ao próximo dia 11 de fevereiro, se encontra patente ao público, no átrio do Bloco C da Escola Secundária de Ponte da Barca.
A mostra acontece no âmbito da celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e é promovida pelo Grupo Disciplinar de História, em colaboração com o Yed Vashem, a Biblioteca Escolar e a equipa do Plano Nacional das Artes e do Cinema do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A inauguração realizou-se no dia em que se assinalou o 77.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz (27 de janeiro) e contou com um momento musical, a cargo de Owen Chippendale (12.º ano), que interpretou um tema ao saxofone, e com intervenções do Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, e da professora de História, Maria José Gonçalves.
Ambos chamaram a atenção para a barbárie do Holocausto, que vitimou milhões de judeus e pessoas de outras minorias, e para a importância de todos avivarmos a memória desta página horrível da Humanidade, para que algo de semelhante jamais volte a suceder.
Outra ideia sublinhada teve a ver com o poder da arte e do pensamento, últimos redutos da liberdade, que ninguém nos pode retirar, e que, em situações-limite, acabam por ser os únicos refúgios que nos alimentam a esperança da sobrevivência.
“Aprender com o Holocausto”
A celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto contou também com a colaboração da Câmara Municipal, que cedeu o auditório municipal, na Casa de Santo António do Buraquinho, para a exibição do filme “Uma Turma Difícil”, da cineasta francesa Marie-Castille Mention Schaar, dirigido a alunos do 9.º ano. Trata-se de uma película que remete para a questão do Holocausto e do seu impacto nos jovens de hoje e que integra a plataforma do Plano Nacional do Cinema.
A Biblioteca Escolar expôs também algumas obras da literatura universal que aludem à temática do Holocausto, tendo disponibilizado um desdobrável alusivo à efeméride, que foi entregue aos alunos após a exibição fílmica.
O Plano Nacional das Artes e do Cinema do Agrupamento sugeriu algumas atividades que poderão ser dinamizadas durante os quinze dias da exposição, a partir da criação de um roteiro interdisciplinar em que alunos são desafiados a operacionalizar o projeto “Aprender com o Holocausto – Arte no Holocausto”, para manter a memória deste trágico genocídio e para que aprofundem os princípios da tolerância, da não discriminação, do respeito mútuo e da promoção da dignidade humana.
A pesquisa da temática do Holocausto na arte (literatura, teatro, pintura, música…) é uma das tarefas propostas, desejando-se que, como produto final, resulte a criação de cartazes que darão corpo a uma outra exposição aberta à comunidade.
Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Mais uma vez, no dia 27 de janeiro, comemorou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, na Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde.
No âmbito da disciplina de Português ( 10ºAno - Turmas A, B, C, G, F), foram realizados vários trabalhos com o intuito de sensibilizar os alunos para o horror do Holocausto.