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“The Holocaust as a Starting Point” – HSP
Seminário “O Holocausto como Ponto de Partida”

O Holocausto como Ponto de Partida – Diálogo Portugal e Catalunha

Lisboa, 21 a 23 de março de 2025

Portugal

 

O que é o “Holocausto como Ponto de Partida”? O Holocausto como Ponto de Partida é um programa internacional desenvolvido pelo Mémorial de la Shoah (Paris, França) e pelos seus parceiros desde 2015. Consiste em ações de formação de professores a nível regional e transnacional, procurando desenvolver a cooperação numa base regional. Todos os anos, cerca de 500 professores têm a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos sobre o ensino do Holocausto e as respetivas competências pedagógicas para enfrentar o aumento do antissemitismo e da discriminação.

Este programa resulta da constatação aplicável a todos os países europeus: muitas das clivagens que dividem a Europa de hoje estão diretamente ligadas à Segunda Guerra Mundial e, em particular, ao Holocausto. Ao tomar o Holocausto como ponto de partida das formações, pode-se abordar questões contemporâneas sensíveis (partilha de histórias negativas, memórias divergentes e/ou conflituosas) e fornecer provas científicas para contrariar as narrativas políticas e outras.

Apoiado por uma rede europeia de cerca de 30 parceiros (ministérios, instituições culturais, associações de professores, etc), o Holocausto como Ponto de Partida desenvolverá mais de uma dezena de ações de formação ao longo de 2025.

 

Um olhar mais atento sobre a formação em Lisboa (21 a 23 de março de 2025) De 21 a 23 de março, realizou-se uma nova edição do seminário de formação “O Holocausto como Ponto de Partida” entre Portugal e a Catalunha que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade. Coorganizada pela Memoshoá (Portugal), Generalitat de Catalunya, Memorial Democrático e Eurom (Catalunha), e Mémorial de la Shoah (França), esta formação reuniu 28 professores de ambos os países.

Este seminário. destinado a professores com conhecimentos avançados sobre o ensino do Holocausto, permitiu aos conferencistas abordar em profundidade temas complexos, como o papel da Península Ibérica como destino dos refugiados judeus em fuga do nazismo, mas também a situação peculiar das mulheres em tempos de conflito, tanto em termos da violência específica que sofreram, como dos seus próprios meios de resistência.

Como conclusão da formação, decorreu uma visita guiada ao Museu do Aljube – Liberdade e Resistência. Esta visita permitiu aos formandos compreender a dimensão da violência do regime salazarista e as vulnerabilidades da democracia caso esta não seja suficientemente protegida. A realização deste seminário de formação foi possível graças ao apoio financeiro da Claims Conference.

O Holocausto como Ponto de Partida
Atividades Pedagógicas

No final de cada seminário de formação “O Holocausto como Ponto de Partida”, é criado um grupo de professores para elaboração de uma Atividade Pedagógica.
Esta Atividade Pedagógica consiste no desenvolvimento de um modelo de aula construído entre 2/3 docentes dos países parceiros, a partir de conhecimentos científicos adquiridos durante a formação, tendo com objetivo o desenvolvimento de competências e ferramentas pedagógicas a serem implementadas em sala de aula.
A equipa de docentes envolvidos na atividade é supervisionada por uma orientadora pedagógica e uma orientadora científica e é apresentada 6 meses após o seminário, numa sessão online de follow-up.

 

Atividades Pedagógicas realizadas:
- Jewish persecution in early modern age de Dídac Rubio (Cat) e Marcelo Magalhães (Port), coordenação pedagógica de Juraj Varga

- Republicanos Ibéricos no campo de concentração de Mauthausen de Mª João Duarte (Port) e Mª Glòria Garcia (Cat), coordenação pedagógica de Loranda Miletic

- O caminho para a "Solução Final” de Denise Walter Xavier (Port) e Mª Teresa Castelló Bou (Cat), coordenação pedagógica de Loranda Miletic

- Preconceitos raciais e desumanização – estudos de caso sobre a escravatura colonial e o Holocausto de Anna Perucho Navarri (Cat), Helena Neto (Port) e Martial Chambrelan (Fr), coordenação pedagógica de Renata Ozorlic-Domenic

Iberian Republicans in Mauthausen concentration camp 

Jewish Persecution in Early Modern Age

The path to the Final Solution 

Final Learning Activity France-Spain-Portugal 2024.

CURSOS E SEMINÁRIOS

     Desde 2008 que se realizam seminários de formação para professores portugueses na Escola Internacional do Yad Vashem, em Israel. 

 

     Desde 2009 a Memoshoá organiza Seminários sobre Rodas pelos locais que registam a memória do Holocausto e da II Guerra Mundial.

    Anualmente a Memoshoá organiza seminários de formação para professores em cidades portuguesas em parceria com entidades como o Yad Vashem e o Mémorial de la Shoah.

     Em 2016 iniciou o projeto "A minha escola vai a Auschwitz" com alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

 

Clique nas imagens abaixo para mais informações

Seminários no Yad Vashem
Seminários sobre Rodas
Seminários de formação para professores
A minha escola vai a Auschwitz...
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