FILMOGRAFIA

Refugiados de Gibraltar na Madeira durante a IIª Guerra

Deve clicar no link para ter acesso ao filme.

A Rapariga que roubava livros

De: Brian Percival, Com: Sophie Nélisse, Geoffrey Rush, Emily Watson, Género: Drama, Classificação: M/12 Outros dados: ALE/EUA, 2013, Cores, 131 min.

Liesel Meminger é uma menina de nove anos que vive em Munique com a sua família adoptiva, durante os difíceis anos da Segunda Grande Guerra. Ensinada a ler por Hans, o seu novo pai, ela entrega-se aos livros que rouba e que vai partilhando com os seus amigos e vizinhos. E é assim que nasce uma amizade profunda com Max, um jovem judeu que vive escondido na cave de sua casa e que, tal como ela, se refugia na literatura para escapar à dura realidade. 

Another Mother's Son

Diretor: Christopher Menaul Autor: Jenny Lecoat Atores: Jenny Seagrove, John Hannah, Julian Kostov Ano:2017

Com base na história de Louisa Gould, a história decorre durante a Segunda Guerra Mundial na ilha de Jersey ocupada pelos nazis. Lou decide esconder um prisioneiro de guerra russo. 

O Jardim da Esperança

De: Niki Caro Com: Jessica Chastain, Johan Heldenbergh, Daniel Brühl Género: Drama, Biografia Classificação: M/14 Outros dados: EUA/República Checa/GB, 2017, Cores, 124 min.

Filma sobre o livro homónimo da escritora e poetisa norte-americana Diane Ackerman, editado em 2007. Nele, e a partir dos diários não publicados de Antonina Zabinska, é contada a história verídica desta mulher que, com o marido, o director do Jardim Zoológico de Varsóvia (de quem era assistente), no final dos anos 1930, salvou 300 judeus do gueto da cidade após a invasão nazi da Polónia.

A vida é bela

Direção: Roberto Benigni Canção original: La vita è bella Música composta por: Nicola Piovani Prêmios: Oscar de Melhor Ator

O filme “A Vida é Bela“ são dois filmes em um e conta a história do judeu Guido que se muda do campo para a cidade nos anos 30 onde se apaixona por uma professora chamada Dora depois de cinco anos eles estão casados e tem um filho chamado Josué Guido junto da sua família e seu tio eles são capturados e levados para um campo de concentração e Guido para amenizar o sofrimento do filho faz com que Giosué acredite que aquilo tudo não passa de uma grande brincadeira no qual se acumulam pontos e quem conseguisse mais pontos ganharia o tanque de guerra. 

In Darkness

Direção: Agnieszka Holland Elenco: Robert Wieckiewicz, Benno Fürmann, Kinga Preis, Géneros: Drama, Guerra ,Nacionalidades: Canadá, Polónia, Alemanha

Leopold trabalha nos esgotos de uma cidade ocupada por nazis. Ele encontra um grupo de judeus e em troca de dinheiro concorda em protegê-los. Mas a relação inicialmente só financeira se transforma e Leopold acaba arriscando sua própria vida.

Europa Europa

Direção: Agnieszka Holland Música composta por: Zbigniew Preisner Fotografia: Jacek Petrycki Prémios: Prémio Globo de Ouro: Melhor Filme Estrangeiro, National Board of Review de Melhor Filme Estrangeiro

Europa Europa ou Hitlerjunge Salomon é um filme de 1990, dirigido por Agnieszka Holland. A película é uma co-produção franco-alemã.

Anthropoid

Direção: Sean Ellis, Elenco: Cillian Murphy, Charlotte Le Bon, Jamie Dornan, Géneros: Biografia, Histórico, Suspense, Nacionalidades: Reino unido, República checa, França, Ano: 2016

Baseado em um dos grandes eventos da Segunda Guerra Mundial, a Operação Antropoid, que visava matar o general Heydrich, que era protetor do reich. Terceiro homem mais poderoso do período nazi, ele foi o principal arquiteto da solução final das questões judaicas e da ocupação nazi na Checoslováquia. Suas ações fizeram com que soldados aliados se unissem para mudar o futuro da Europa.

Race

Direção: Stephen Hopkins, Elenco: Stephan James, Jason Sudeikis, Eli Goree, Género: Drama, Biografia, Histórico, Nacionalidades: Canadá, Alemanha, Ano: 2016

Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazi de Adolf Hitler.

Francofonia

De: Aleksandr Sokurov, Com: Louis-Do de Lencquesaing, Benjamin Utzerath, Vincent Nemeth, Género: Drama, Documentário, Ano: 2015, Cores, 88 min.

1940. As tropas Nazis tomam conta da cidade de Paris (França). Jacques Jaujard (Louis-Do De Lencquesaing), director do Museu do Louvre, e o Comandante Franz Wolff-Metternich (Benjamin Utzerath), chefe da comissão alemã para a protecção das obras de arte em França, vêem-se obrigados a colocar as suas diferenças de parte e aliam-se para preservar os tesouros do museu. Assim, ao mesmo tempo que os exércitos arrasam a cidade, eles fazem o que podem para proteger algumas das mais importantes criações da Humanidade

Denial

Direção: Mick Jackson, Elenco: Rachel Weisz, Andrew Scott, Tom Wilkinson, Géneros: Drama, Histórico, Crime, Biografia, Nacionalidades: Eua, Reino Unido

A luta legal da escritora Deborah E. Lipstadt para provar uma verdade histórica contra David Irving, que a acusa de difamação por declarar que ele não acredita na existência do Holocausto.

Le Voyage de Fanny

De: Lola Doillon Atores: Léonie Souchaud, Fantine Harduin, Juliane Lepoureau Género: aventura, Drama, Nacionalidade: Francesa, Ano: 2016

Fanny tem 12 anos e vive escondida numa casa longe de seus pais e cuida de suas duas irmãs mais novas.
Antes de fugir precipitadamente, Fanny leva o chefe de um grupo de oito, e inicia uma perigosa viagem através da França ocupada para chegar à fronteira suíça.
 

Sozinho em Berlim

Director: Vincent Perez De: Hans Fallada (romance), Vincent Perez Com: Brendan Gleeson, Emma Thompson, Daniel Brühl, Ano: 2016

"Sozinho em Berlim" leva para as telas o último livro escrito por Hans Fallada e que conta a história de um casal que apoiava Hitler, mas mudou de lado após a morte do filho.

Uma História de Amor e Trevas

De: Natalie Portman Com: Natalie Portman, Makram Khoury, Shira Haas Género: Drama, Biografia Classificação: M/12 Outros dados: 2015, Cores, 95 min.

Baseado no livro de memórias do escritor israelita Amos Oz, advogado no conflito Israel-Palestina e co-fundador do movimento pacifista Paz Agora (Shalom Akhshav), um filme dramático que narra parte da sua vida ao mesmo tempo que acompanha a história política do seu país. Desde a infância em Jerusalém – durante o final do mandato britânico na Palestina – até ao nascimento do Estado de Israel, a história é contada através de diversos momentos cruciais da sua vida.
Estreado em 2015 no Festival de Cinema de Cannes, “Uma História de Amor e Trevas” conta com realização e argumento da actriz Natalie Portman, que também protagoniza ao lado dos actores Makram Khoury, Shira Haas e Mor Cohen, entre outros. 

A Chave de Sarah

Dirigido por: Gilles Paquet-Brenner Com:Kristin Scott Thomas, Mélusine Mayance, Niels Arestrup Género:Drama Nacionalidade:França Duração: 1h51 min.

1942, durante a ocupação alemã na França, na 2ª Guerra Mundial. Sarah Starzynski (Mélusine Mayance) é uma jovem judia que vive em Paris com os pais (Natasha Mashkevich e Arben Bajraktaraj) e o irmão mais novo Michel (Paul Mercier). Eles são expulsos do apartamento em que vivem por soldados nazis, que os levam até um campo de concentração. Na intenção de salvar Michel, Sarah tranca-o dentro de um armário escondido na parede de seu quarto e pede que ele não saia de lá até que ela retorne. A situação faz com que Sarah tente a todo custo retornar para casa, no intuito de salvá-lo. Décadas depois, a jornalista Julia Jarmond (Kristin Scott Thomas) é encarregada de preparar uma reportagem sobre o período em que Paris esteve dominada pelos nazistas. Ao investigar sobre o assunto, encontra um elo entre sua família e a história de Sarah.

As Crianças de Paris

Rose Bosch Com: Jean Reno, Mélanie Laurent, Gad Elmaleh Género: Drama Classificação: M/12 Outros dados: ALE/HUN/FRA, 2010, Cores, 115 min.

Joseph, judeu de 11 anos, é obrigado a ir para a escola com a estrela amarela ao peito, símbolo da impureza da sua raça. Entre a bondade e o desprezo da comunidade em seu redor, ele e a família tentam levar tudo isso da melhor maneira e, apesar de todas as contrariedades, continuam a viver em relativa harmonia e felicidade. Porém, tudo se desmorona no dia 16 de Julho, quando mais 13 mil judeus de nacionalidade francesa são conduzidos para o Velódromo de Inverno em Paris onde alguns serão posteriormente transportados para campos de concentração.
"As Crianças de Paris" segue o destino real de algumas destas pessoas: desde os que, à distância, tomaram as decisões governamentais que levaram aquele momento, até aos milhares de inocentes que morreram, sem esquecer os poucos que, contra todas as probabilidades, conseguiram escapar com vida.

Amen

Dirigido por:Costa-Gavras Com:Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ulrich Mühe Género:Drama Nacionalidade:França , Alemanha , Reino Unido

Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, tenta chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.

Sunshine, o Despertar de um Século

Direção:István Szabó Roteiro:István Szabó Elenco:Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Rosemary Harris, Género:Drama Idioma:inglês

Sunshine é um filme de 1999 escrito e produzido por István Szabó. O filme segue três gerações de uma família judia, os Sonnenschein, do antigo Império Austro-Húngaro no começo do Século XX até o período da Revolução de 1956. 

O Leitor

Dirigido por:Stephen Daldry, Com: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross, Género: Drama, Nacionalidade: EUA , Alemanha, Duração; 2h03 min.

Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) envolve-se, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polémico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazis.

A Zona Cinzenta (The Grey Zone)

Ano: 2001, Realização: Tim Blake Nelson, Com: David Arquette, Velizar Binev, David Chandler, Duração: 1h48 min., Dirigido por: Tim Blake Nelson and starring David Arquette, Steve Buscemi, Harvey Keitel, Mira Sorvino, and Daniel Benzali.

Trata-se da história da única revolta conhecida no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia ocupada pelos nazis, em 1944. Encarregados de conduzir os judeus deportados para as câmaras de gás e depois cremar os cadáveres, um grupo de Sonderkommandos, também formado por judeus, descobre que uma menina sobreviveu milagrosamente ao assassinato em massa. Ao tempo em que tentam manter a rapariga viva a qualquer custo, escondendo-a dos nazis, tramam uma revolta com a ajuda de prisioneiras que lhes passam secretamente, até mesmo em carregamentos de mortos destinados aos crematórios, armas e munições.

Livro Negro

De: Paul Verhoeven Com: Carice van Houten, Sebastian Koch, Thom Hoffman Género: Thriller, Guerra Classificação: M/16 Outros dados: GB, 2006, Cores, 145 min.

Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, Rachel Stein, uma bela cantora refugia-se na província holandesa. Outrora popular e rica, Rachel vive agora na constante ameaça de ser apanhada pela Gestapo. Numa tentativa de atravessar as linhas inimigas, caem numa emboscada e todas as pessoas que a acompanham são assassinadas. Na manhã seguinte, Rachel é salva pela Resistência holandesa e resolve juntar-se a eles de forma a vingar-se por todos aqueles que perdeu. Rachel consegue mesmo infiltrar-se nos serviços alemães e envolve-se com o oficial Ludwig Muntze, que lhe oferece trabalho como sua assistente.

Jacob o Mentiroso

Duração: 116 min, Cor, Género: Drama, comédia e guerra, País: EUA, 199, Com: Robin Williams, Realização: Peter Kassovitz

Sob o feroz domínio dos ocupantes nazis, os judeus da Polónia estão reduzidos a uma vida de miséria e brutalidade e uma completa falta de informação. Mas Jakob Heym (Robin Williams), homem cheio de humor e esperança, inventa um rádio fictício onde passa, nos noticiários, informações imaginárias sobre os avanços dos Aliados contra a ameaça nazi. Enquanto todas as mentiras conseguem manter o espírito positivo do ghetto, os militares alemães tentam desenfreadamente encontrar e destruir a já mítica estação de rádio. Neste doloroso ghetto, Jakob representa as gargalhadas da esperança...

Suite Francesa

De: Saul Dibb Com: Michelle Williams, Kristin Scott Thomas, Margot Robbie, Matthias Schoenaerts, Sam Riley Género: Drama, Guerra Classificação: M/12 Outros dados: FRA/CAN/GB, 2014, Cores, 107 min.

1940. França é ocupada pelas forças nazis. A jovem Lucille Angellier vive com a sogra, aguardando ansiosamente notícias do seu marido, prisioneiro de guerra. Quando um regimento de soldados nazis chega à cidade, os habitantes são obrigados a aceitar os oficiais nas suas próprias casas. Lucille tenta, a todo o custo, ignorar Bruno von Falk, o belo e gentil comandante alemão que agora mora consigo. Mas o seu desprezo é vão, pois um amor e desejo descontrolado nasce entre os dois, arrastando-os, inevitavelmente, em direcção à tragédia...

 

Sem Destino

De: Lajos Koltai Com: Marcell Nagy, Béla Dóra, Bálint Péntek Género: Drama Classificação: M/12 Outros dados: GB/HUN/ALE, 2005, Cores, 140 min.

Baseado na obra de Imre Kertesz, "Sem Destino" é a história de um rapaz húngaro de 14 anos e da sua epopeia durante o Holocausto.

Adam Renascido

De: Paul Schrader Com: Jeff Goldblum, Willem Dafoe, Vasile Albinet Género: Drama, Guerra Classificação: M/12 Outros dados: EUA/ALE, 2008, Cores, 106 min.

Na Alemanha nazi, durante o genocídio, Adam Stein sobreviveu ao campo de concentração, onde os dias de milhares de judeus estão contados, tornando-se o palhaço de serviço. Anos mais tarde, Adam está internado num hospital psiquiátrico, em Israel, onde tentam reconduzir à normalidade quem viveu os horrores do Holocausto. Mas Adam não é um doente como os outros. É demasiado inteligente e não esqueceu o seu dever para com a memória do que passou.

Uma Turma Difícil

De: Marie-Castille Mention-Schaar Com: Ariane Ascaride, Ahmed Dramé, Noémie Merlant Género: Comédia Dramática Classificação: M/12 Outros dados: FRA, 2014, Cores, 105 min.

Desrespeito, violência, falta de perspectivas. É com estas condições que a professora Anne Gueguen (Ariane Ascaride) se depara, numa escola parisiense, com a mais complicada e problemática das suas turmas. Os alunos, adolescentes de diferentes origens e cada um com os seus demónios, parecem ter pouco em comum para além da parca vontade de aprender. A docente, vendo as suas alternativas de ensino esgotar-se a cada dia, lembra-se de lhes propor um desafio: entrarem juntos num concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje. Contra as expectativas de todos – incluindo os próprios –, eles vão empenhar-se no projecto e, no limite, encontrar nas diferenças a força da união.

As gémeas (De Tweeling)

Ano Lançamento:2002, Género:Drama / Romance / Guerra, País de Origem:Holanda / Luxemburgo, Duração:131 minutos, Direção:Ben Sombogaart

Baseado no bestseller lido por mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo, e dirigido pelo premiado cineasta Ben Sombogaart, o filme conta a emocionante história das irmãs gémeas separadas na infância e criadas em países e condições sócio-culturais distintas. Enquanto uma é levada para viver e trabalhar com tios ignorantes numa fazenda no interior da Alemanha, a outra cresce no sofisticado ambiente de uma família de classe média na Holanda. Já adultas e sem notícias uma da outra, a primeira casa-se com um oficial da SS nazi, enquanto a outra apaixona-se por um judeu culto e de família bem estabelecida. Passada a 2ª Guerra Mundial, as irmãs, que tanto se amavam e sofreram com sua separação, finalmente se reencontram. Mas as diferenças já são muitas. O tempo e a distância mudaram suas formas de pensar e encarar a vida.

A Escolha de Sofia

Duração: 144 min., Nacionalidade: EUA, Ano: 1983, Cor, Realizador: Alan Pakula, Com: Meryl Streep, Kevin Kline

Em 1947 Stingo , um jovem aspirante a escritor vindo do sul, vai morar em Brooklyn na casa de Yetta Zimmerman, que alugava quartos. Lá conhece Sofia Zawistowska (Meryl Streep), sua vizinha do andar de cima, que é poloca e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau (Kevin Kline), seu namorado, um carismático judeu dono de um temperamento totalmente instável. Em pouco tempo tornam-se amigos, sendo que Stingo não tem a menor ideia dos segredos que Sofia esconde nem da insanidade de Nathan.

Bent

Realizador: Sean Mathias, Duração: 100 minutos, Cor, Maiores de 16 anos

Passado em plena decadência de uma Alemanha fascista pré-guerra, Bent é uma história emocionante de amor, em que três homens homossexuais lutam por sobreviver apesar da perseguição.

Shoah

Género: Documentário Outros dados: FRA, 1985, Cores, 180 min.

Para muitos, a definitiva obra cinematográfica sobre os campos de concentração e extermínio nazis. Sem incluir qualquer imagem dos campos propriamente ditos, Lanzmann constrói o filme com base em dezenas de entrevistas com sobreviventes dos campos, guardas, habitantes das redondezas, etc. É um impressionante trabalho sobre a memória dos campos, testemunhada por aqueles que, de uma forma ou doutra, se cruzaram com eles.

Resistentes

De: Edward Zwick Com: Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell Género: Drama, Guerra Classificação: M/16 Outros dados: EUA, 2008, Cores, 137 min.

Em 1941, o avanço implacável de Hitler custa a vida a milhões de judeus. Para três homens, esta tragédia marca o início de uma guerra dentro da guerra. Quando a sua aldeia é invadida, os irmãos Bielski refugiam-se na floresta que conhecem desde miúdos. Começam por tentar sobreviver, mas a sua história é conhecida e começam a juntar-se a eles homens e mulheres, jovens e velhos, dispostos a tudo para permanecerem livres e vivos. Os três irmãos vão acolher centenas de refugiados e, em nome daqueles que perderam, salvar milhares de vidas.

Mulher de Ouro

De: Simon Curtis Com: Helen Mirren, Ryan Reynolds, Daniel Brühl, Katie Holmes Género: Drama Classificação: M/12 Outros dados: EUA/GB, 2015, Cores, 109 min.

Passaram-se quase seis décadas desde que Maria Altmann (Helen Mirren), de origem judia, foi obrigada a sair de Viena (Áustria) para escapar à invasão nazi. Agora, decidida a recuperar o "Retrato de Adele Bloch-Bauer I", o famoso quadro de Gustav Klimt que foi confiscado à sua família pelo exército alemão, ela deixa Los Angeles (EUA) e regressa, pela primeira vez, à cidade onde nasceu. Para a ajudar na longa batalha judicial que a espera – e que vai implicar um confronto com o Estado austríaco e o Supremo Tribunal dos EUA –, apenas poderá contar com Randol Schoenberg (Ryan Reynolds), um jovem advogado corajoso mas com pouca experiência.

Com realização de Simon Curtis ("A Minha Semana Com Marilyn") e argumento de Alexi Kaye Campbell, inspira-se na verdadeira história de Maria Altmann (1916-2011) e na sua longa luta para recuperar o património perdido durante a Segunda Grande Guerra. 

Charlotte Gray

De: Gillian Armstrong Com: Billy Crudup, Cate Blanchett, Michael Gambon Género: Drama Classificação: M/12 Outros dados: ALE/GB/Austrália, 2001, Cores, 121 min.

"Charlotte Gray" conta a história de uma mulher escocesa, durante a Segunda Guerra Mundial. Charlotte (Cate Blanchett) parte para Londres, onde conhece Peter Gregory (Rupert Penry-Jones), um piloto da força aérea britânica por quem se apaixona. Quando o avião de Peter é abatido em território francês, Charlotte parte para França, onde integra a Resistência Francesa e assume uma nova identidade, na esperança de encontrar Peter. Com o avanço dos nazis, Charlotte começa a perceber a sua importância na Resistência e a descobrir que não pode confiar em ninguém.

Valquiria

De: Bryan Singer Com: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy Género: Drama, Thriller Classificação: M/12 Outros dados: ALE/EUA, 2008, Cores, 123 min.

O coronel Stauffenberg (Tom Cruise) sempre foi fiel ao seu país, o qual serviu com orgulho. Mas ao ver Hitler precipitar a Alemanha e a Europa no caos, começa a acreditar que é preciso passar à acção e travar o líder da Nacional Socialista. Em 1942, tenta conduzir vários oficiais superiores à rebelião, mas será em 1943, quando recupera de ferimentos sofridos em combate, que reúne forças junto da Resistência Alemã e organiza uma conspiração para matar o Führer. O plano, a operação Valquíria, é astuciosamente desenhado, e a missão de matar Hitler entregue ao próprio Stauffenberg.

Hannah Arendt

De: Margarethe von Trotta Com: Barbara Sukowa, Axel Milberg, Janet McTeer Género: Drama, Biografia Classificação: M/12 Outros dados: FRA/LUX/ALE, 2013, Cores, 113 min.

Hannah Arendt (1906-1975), filósofa e jornalista judia, exilou-se nos EUA em 1941, após a fuga do campo de concentração de Gurs, durante os anos negros da Segunda Grande Guerra.  Em 1951, obteve cidadania norte-americana e nesse mesmo ano foi publicado o seu livro "As Origens do Totalitarismo". Esta obra tornou-se um clássico dentro da comunidade intelectual e lançou a sua carreira nos Estados Unidos. Em 1961, deslocou-se a Jerusalém para cobrir o julgamento do criminoso de guerra nazi Adolf Eichmann para a revista "The New Yorker" e o seu artigo, publicado em cinco partes, teve um enorme impacto mediático. As suas ideias foram alvo de críticas violentíssimas quer pela descrição dos conselhos judaicos, quer pela exposição da personalidade de Eichmann. Porém, a obra seguinte, "Eichmann em Jerusalém: Uma reportagem sobre a banalidade do mal", alcançou um lugar de destaque e grande respeito, ainda que sempre controverso, na maior parte dos debates acerca do Holocausto. Esse livro é hoje tido como uma das suas obras mais importantes.

A Lista de Schindler

De: Steven Spielberg Com: Ben Kingsley, Caroline Goodall, Liam Neeson, Ralph Fiennes Género: Drama, Guerra Outros dados: EUA, 1993, Cores e P/B, 197 min.

Oskar Schindler (Liam Neeson) é um empresário alemão que vê no esforço de guerra nazi, durante a II Guerra Mundial, uma oportunidade para enriquecer. Assim, propõe-se fornecer ao exército do III Reich munições a baixo custo, contando para isso com o trabalho escravo de centenas de judeus que estão confinados ao gueto de Cracóvia, na Polónia. Itzhak Stern (Ben Kingsley), o guarda-livros de Schindler, rapidamente se apercebe de que manter o funcionamento da fábrica é a última esperança de vida para aqueles que nela trabalham. Embora nunca o mencione, Schindler vai a pouco e pouco adquirindo a mesma percepção, e trata de aprofundar as relações de amizade que travou com o oficial nazi Amon Goeth (Ralph Fiennes). Este virá a tornar-se comandante de um campo de concentração, tendo como desporto favorito praticar tiro ao alvo com os judeus ali encarcerados. Filmado a preto e branco, com apontamentos de cor escolhidos a dedo, "A Lista de Schindler" não precisa de recorrer a imagens arrepiantes para ilustrar todo o horror do extermínio nazi. 

A Queda

De: Oliver Hirschbiegel Com: Alexandra Maria Lara, Bruno Ganz, Corinna Harfouch Género: Drama, Guerra Classificação: M/16 Outros dados: ALE, 2004, Cores, 150 min.

Baseado nas memórias da secretária de Hitler, Traudl Junge, e na pesquisa do historiador Joachim Fest, o filme recupera os últimos 12 dias do ditador alemão, aqui protagonizado por Bruno Ganz. A 20 de Abril de 1945, Hitler refugia-se num bunker situado sob a Chancelaria, em Berlim. Na superfície, os constantes bombardeamentos da artilharia russa anunciam a chegada do inimigo. A capital alemã encontra-se reduzida a escombros e os combates de rua começam. Apesar do esforço dos poucos soldados, ajudados pelas milícias populares e por crianças da Juventude Hitleriana, a derrota é inevitável. No interior do bunker, Hitler faz os seus últimos preparativos. Com ele encontram-se, entre outros, Eva Braun, a sua companheira, Josef Goebbels, Ministro da Propaganda, e a mulher deste, Magda.

A História de Irena Sendler

Ano: 2009, Duração: 96 minutos, Género: Biografia, Drama, País: EUA, Realização: John Kent Harrison, Com: Anna Paquin, Goran Visnjic, arcia Harden

Baseado na verdadeira história de Irena Sendler, uma assistente social polaca que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças Judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia. Depois ela acabou presa pelos Nazistas. Filme produzido para a televisão, que foi indicado a vários Prémios Emmy…

Lore

De: Cate Shortland Com: Saskia Rosendahl, Nele Trebs, Ursina Lardi Género: Drama Classificação: M/16 Outros dados: GB/ALE/Austrália, 2012, Cores, 109 min.

Alemanha, Maio de 1945. Com a morte de Hitler e a invasão do exército aliado, a queda do III Reich é iminente. Lore (Saskia Rosendahl) é uma rapariga alemã que cresceu feliz, segundo os princípios nazis. Quando os progenitores são presos, ela e os irmãos são obrigados a atravessar um país devastado pela guerra, em direcção à casa da avó materna. O seu destino vai cruzar-se com o de Thomas (Kai-Peter Malina), um jovem judeu sobrevivente a Auschwitz, que a acompanhará durante o percurso. Assim, devido a uma súbita mudança de circunstâncias, Lore vai ter de aprender a confiar em alguém que toda a vida foi ensinada a desprezar. Pelo caminho, ao mesmo tempo que vai descobrindo a verdade sobre a família e o regime onde foi educada, vai também aprender os segredos do amor e do desejo.

13 minutos

De: Oliver Hirschbiegel Com: Christian Friedel, Katharina Schüttler, Burghart Klaußner Género: Biografia Outros dados: ALE, 2015, Cores, 114 min.

1939. A Segunda Guerra Mundial é quase uma inevitabilidade. Como tantos outros compatriotas, o alemão Johann Georg Elser é contra os ideais nazis. Desde 1933 que se recusa a fazer a saudação a Hitler ou a ouvir os discursos transmitidos pela rádio. Crente do crescente poder do “führer” e indignado perante a perda de liberdade e pelos abusos cometidos pelo regime, Elser decide, numa acção individual, elaborar um plano para o assassinar. Escolheu o dia de aniversário da Putsch da Cervejaria, quando Hitler retornaria a Munique, e decidiu assassiná-lo durante o discurso de comemoração, com uma bomba. Assim, às 21h20 do dia 8 de Novembro de 1939, um dispositivo detonou, tal como planeado. Porém, Hitler tinha abandonado a sala 13 minutos antes. Como resultado da explosão oito pessoas morreram e 69 ficaram gravemente feridas. O plano de Elser falhou. Considerado traidor, foi feito prisioneiro, mas só executado a 9 de Abril de 1945, semanas antes do fim da guerra.

Duas Vidas

e: Georg Maas, Judith Kaufmann Com: Juliane Köhler, Liv Ullmann, Sven Nordin Género: Drama Classificação: M/12 Outros dados: ALE/NOR, 2012, Cores, 97 min.

1990. A Europa vive a transformação operada pela queda do muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes durante mais de um quarto de século. Para Katrine, fruto da relação entre um soldado alemão e uma mulher norueguesa durante a época negra da Segunda Grande Guerra, este é um momento particularmente marcante. Apesar de ter nascido na Noruega, foi uma das vítimas do programa nazi designado de Lebensborn, que retirava das famílias biológicas as crianças que considerasse ser de pura raça ariana. Essas crianças eram levadas para a Alemanha, onde permaneceriam em orfanatos propositadamente criados para as acolher ou seriam adoptadas por famílias alemãs. Após o fim da guerra, já com 20 anos, Katrine conseguiu regressar ao seu país natal e reencontrar a família biológica, reconstruindo a sua vida. Agora, é feliz como esposa, mãe e avó. Porém, quando menos espera, é contactada por um advogado ligado à defesa dos direitos humanos que, conhecendo a sua história, lhe pede que dê o seu testemunho contra o Estado norueguês, que considera ter sido cúmplice dos alemães. Determinada a não remexer no passado, Katrine recusa. Contudo, por mais que se queira distanciar do que se passou, ela sabe que é chegado o momento de fazer a mais difícil escolha da sua vida: alimentar a mentira e continuar a sua vida como até aqui ou assumir a terrível verdade sobre o seu passado.

Ida

Pawel Pawlikowski Com: Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Dawid Ogrodnik Género: Drama Outros dados: POL/DIN, 2013, Cores, 80 min.

Polónia, 1962. Com apenas 18 anos, Anna está decidida a fazer-se freira no convento onde foi acolhida na infância, após a morte dos pais. Antes que tudo se torne definitivo, e apesar de reconhecer a sua inegável fé e dedicação, a madre superiora aconselha-a a sair do convento e procurar Wanda Lebenstein, irmã da sua mãe, que é também a única sobrevivente da família. Quando a conhece, a rapariga fica a saber que o seu verdadeiro nome é Ida e que os seus progenitores foram vítimas do extermínio nazi. Determinadas a enfrentar o passado e perceber o que as levou até ali, as duas mulheres partem juntas em direcção à aldeia onde nasceram. Nesse lugar, Ida terá de escolher entre a sua origem judia e a religião cristã que a salvou da ocupação nazi. Por seu lado, Wanda terá de sarar as feridas provocadas por difíceis decisões que teve de tomar em relação a uma causa superior à sua própria família.

O Rapaz do Pijama às Riscas

De:Mark Herman Com:Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, Domonkos Németh Género:Drama, Guerra Classificação:M/12 Outros dados:EUA/GB, 2008, Cores, 94 min

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã vai viver para perto de Auschwitz, pois o pai é um agente nazi. Bruno, o filho de oito anos, aborrecido por não ter ninguém com quem brincar naquele região despovoada, começa a explorar as redondezas e acaba por se tornar amigo de um rapaz, com um pijama às riscas, que vive do outro lado de uma vedação de arame farpado. Uma amizade que, a cada aproximação, se tornará mais e mais perigosa.

Diário de Anne Frank

Ano: 2002 Duração: 190 mins. M/12 Realizador: Robert Dornhelm Com: Ben Kingsley, Brenda Blethyn, Hannah Taylor Gordon

“Anne Frank”,  leva-nos para além da história já conhecida e descreve o verdadeiro retrato de Anne antes e depois de se refugiar. Annelisse Maria Frank, em 1945, nove meses após a sua deportação, morre de tifo aos 15 anos no campo de concentração de Bergen-Belsen, tornou-se um ícone do Holocausto no pós-guerra com a publicação do diário que ela manteve durante os dois anos em que sua família permaneceu escondida num minúsculo apartamento-sótão em Amsterdam.

Labirinto de mentiras

Ano: 2015 Duração: 2h3min Dirigido por: Giulio Ricciarelli Com: Alexander Fehling, André Szymanski, Friederike Becht Género: Histórico , Drama Nacionalidade: Alemanha

1958, Frankfurt, Alemanha. Johann Radmann (Alexander Fehling) é um jovem procurador que começa a investigar casos relacionados à Segunda Guerra Mundial, encerrada há mais de uma década. Aos poucos ele descobre que a extensão dos crimes vai muito além dos condenados pela justiça, percebendo o quanto o nazismo esteve entranhado na sociedade alemã. À medida que as investigações avançam, Radmann sofre uma pressão cada vez maior para que não siga além em sua busca.

 

Sophie Scholl: os últimos dias

De: Marc Rothemund Com: Julia Jentsch, Fabian Hinrichs, Alexander Held Género: Drama, Guerra Classificação: M/12 Ano: 2005, Cores, 117 min.

Na primavera de 1943, Sophie Scholl e o irmão Hans são presos por distribuírem panfletos contra a ideologia nazi na Universidade de Munique. Sophie tenta com unhas e dentes salvar o irmão e os outros resistentes, mesmo sabendo que todos arriscam a pena de morte. Durante o julgamento, bate-se heroicamente, mas todos acabam condenados à pena máxima. No entanto, a história dará, obviamente, razão a Sophie e, depois da sua condenação, serão as cabeças dos nazis a rolar. O filme recebeu os prémios de Melhor Actriz e Melhor Realizador no Festival de Berlim de 2005. Foi também nomeado para um Óscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O Pianista

Ano: 2003 Duração: 2h28min Dirigido por: Roman Polanski Com:Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Emilia Fox Género: Drama , Histórico Nacionalidade: França , Reino Unido , Alemanha , Polónia

O pianista polaco Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus polacos pelos nazis. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a refugiar-se em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

 

Please reload

© 2016 MEMOSHOÁ- Associação Memória e Ensino do Holocausto