PROJETOS DE ESCOLAS 2020

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos

Escola Secundária Luís Freitas Branco

Agrupamento de Escolas do Barreiro

Escola Secundária de Ponte da Barca

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Há 75 anos, no dia 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz – Birkenau, o mais terrível e maior campo de extermínio nazi.

Instituído através da resolução 60/7 de 01 de novembro de 2005, pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto incentiva a sociedade civil a promover a memória do Holocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado. Nesse mesmo ano, o Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o Dia Europeu da Memória do Holocausto.

Neste dia recordam-se as vítimas do Holocausto, em particular os seis milhões de mortos judeus, para que nunca mais seja possível assistirmos a tal horror.

O Holocausto é um dos momentos mais negros da História da Humanidade que não podemos nem devemos esquecer.

Ignorar ou negar este período tenebroso do século XX é compactuar com o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo que conduziram ao genocídio de mais de seis de milhões de seres humanos.

Para evocar o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, a Escola Secundária de Ponte da Barca promove, entre 27 de janeiro e sete de fevereiro, diversas atividades, das quais destacamos: Exposição: “Como foi humanamente possível?”; visionamento do Filme: “A rapariga que roubava livros” e visionamento da mensagem enviada pelo sobrevivente do Holocausto, senhor Jorge Klainman, dirigida aos alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca.

Porque “não há futuro sem memória” a Escola Secundária de Ponte da Barca reitera o compromisso de promover a educação, a memória e o estudo da Shoah (Holocausto).

A professora:

Maria José Gonçalves

 EB2,3 de Paços de Brandão

Agrupamento de Escolas de Tarouca

© 2016 MEMOSHOÁ- Associação Memória e Ensino do Holocausto