PROJETOS DE ESCOLAS

2017

Agrupamento de escolas de Condeixa-a-nova
Guião do filme "A Noite e o Nevoeiro"
(clique no botão pdf)

Memória do Holocausto na Escola Artística António Arroio

 

          Durante a semana de 23 a 27 de Janeiro serão desenvolvidas várias atividades, na Escola Artística António Arroio, dedicadas à invocação da Memória do Holocausto. Estas atividades serão dinamizadas pelas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Inglês. Assinala-se a realização de um debate com a Historiadora Irene Pimentel, em que participarão três turmas de 10º Ano e uma de 11º, no dia 24 de Janeiro pelas 10.30 horas. Também se realizará uma sessão de cinema e debate na sexta-feira feira às 14.00 horas. 

“Quem salva uma vida salva a Humanidade.”

                                

Para evocar o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, a Escola Secundária de Ponte da Barca promove, entre 27 de janeiro e três de fevereiro, diversas atividades.

Este ano serão homenageados os “Justos Entre as Nações, com destaque para os “Justos” portugueses. Pessoas que, mesmo correndo risco de perderem as suas vidas, salvaram milhares de judeus do extermínio pelos nazis, durante a II Guerra Mundial.

Porque “não há futuro sem memória” a Escola Secundária de Ponte da Barca reitera o compromisso de promover a educação, a memória e o estudo da Shoah.

Biblioteca Escolar de Santa Marta de Penaguião

 A nossa escola, numa atividade da biblioteca escolar em colaboração com o professor António Martins, comemorou esta data durante todo o mês de janeiro com várias atividades: uma exposição de livros sobre a temática, sesões de leitura e um ciclo de cinema, composto por cinco filmes: “A rapariga que roubava livros”, de Brian Percival, baseado na obra de Markus Zusak; “A vida é bela”, de Roberto Benigni; “Corre, rapaz corre”, de Pepe Danquart, baseado num livro de Uri Orlev; “O rapaz de pijama às riscas”, de Mark Hernan a partir de um romance de John Boyle, por fim, “Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul de Bordéus”, de Francisco Manso e João Correia.

Todos os alunos da escola sede tiveram a oportunidade de visualizar um dos filmes do ciclo, sessão precedida duma breve contextualização.

No final do mês o professor António Martins dinamizou, junto dos alunos do sexto ano, uma sessão de leitura e discussão sobre o livro "Queria voar como uma borboleta" a história de Jana uma sobrevivente do Holocausto. 

Escola Secundária Quinta do Marquês

 Integrado no projeto anual do grupo de História “Eles Marcaram a Diferença” os alunos de duas turmas do 9º ano fizeram árvores em origami na disciplina de Matemática e montaram o Bosque dos Justos. Outros alunos do 9º e  12º anos fizeram biografias de justos (textos, 3D e vídeos). Houve uma palestra com uma familiar de vítimas do Holocausto.

 Escola Básica e Secundária Domingos Capela 

     Os alunos do 7º, 8º e 9º da Domingos Capela (AEMGA) fizeram um Mosaico Colaborativo para assinalar o dia em Memória das Vítimas do Holocausto. 27 de Janeiro é o aniversário da libertação dos prisioneiros de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, o maior campo de concentração Nazi. Este trabalho visou homenagear não só as vitímas do Holocausto, mas todas as pessoas discriminadas, perseguidas e torturadas e refletir sobre as "heranças" que a história nos vai deixando.

© 2016 MEMOSHOÁ- Associação Memória e Ensino do Holocausto