PROJETOS DE ESCOLAS

2016

     Durante a semana de 27 de janeiro vai estar na Biblioteca da Escola Secundária de Estarreja , sede do Agrupamento de Escolas de Estarreja, uma exposição de fotografias, livros, artigos para assinalar o dia 27 de janeiro. Nesse dia, vão ser desenvolvidas atividades com turmas do 12 ano e turmas de outros anos de escolaridade, vão também assistir a filmes sobre o tema do Holocausto. 

     A Escola Básica 2/3 Martim de Freitas- Coimbra vai realizar entre os dias 25 a 29 de janeiro, uma série de atividades relacionadas com a Semana da Memória das Vítimas do Holocausto.

     As iniciativas - plantação de árvores, exposições, visualização de documentários, com debates - estão relacionadas com a temática apresentada pela ONU -" PORQUÊ ensinar O HOLOCAUSTO - DON'T STAND BY " .

     Agrupamento de Escolas de Pombal, no âmbito do projeto Comboio da Memória – Ensino e Memória do Holocausto, pretende levar a cabo algumas atividades, durante o mês de janeiro e de fevereiro (ver mais à frente as fotografias de algumas das atividades).

"Lembrar para não esquecer 2", Escola básica e secundária Quinta das Flores

"Relembrar Auschwitz e o Holocausto​ no dia 27, Dia Internacional de Memória do Holocausto", Agrupamento de escolas Gil Eanes, Lagos

Trabalho desenvolvido por um aluno do 9º ano do Agrupamento de escolas Gil Eanes.

Bibliotecas do Agrupamento de ColmeiasJaneiro é o MÊS DO HOLOCAUSTO na BE Colmeias, com uma exposição alusiva ao tema, organizada pela equipa da BE e complementada pelo Clube de História. Porque importa não esquecer o ANTES, o DURANTE e o DEPOIS!

O Agrupamento de Escolas de Airães (Biblioteca Escolar- Centro de Recursos Educativos) vai realizar várias iniciativas evocando o 27 de janeiro.

(Programa detalhado - clicar no docx)

 

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro (Becre Clara Brandão) vai realizar várias iniciativas evocando o 27 de janeiro.

 

 

     O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal realiza várias iniciativas em memória das vítimas do Holocausto.  Segue o link da notícia da exposição comemorativa do "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto", na continuidade das iniciativas do projeto da temática da Shoá, que tem vindo a desenvolver no âmbito do Projeto UNESCO. 

 

http://escsal.com/index.php/item/224-espiral-da-memoria-uma-viagem-no-tempo

     A Escola Secundária do Pombal realizou com os alunos de artes do 12º ano um excelente trabalho (ver fotos mais abaixo). em memória das vítimas do Holocausto.  Foi inaugurada a exposição "(En)Laços", no Celeiro do Marquês, que estará patente até 29 de fevereiro. Momentos memoráveis que devemos agradecer ao projecto "Comboio da Memória - Ensino e Memória do Holocausto", do Agrupamento de Escolas de Pombal, ao Museu Marquês de Pombal e à Universidade Sénior de Pombal que promoveu a palestra de abertura da exposição!

 

O 27 de janeiro foi evocado na Escola Secundária de Ponte da Barca grupamento de Escolas Ferreira de Castro com alguns dos momentos/atividades levadas a cabo no dia 27 de janeiro. No dia 28 de janeiro foi exibido o filme: "Labirinto de Mentiras".

 

 

Iniciativas em Memória das Vítimas do Holocausto no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho que decorrem de  25 janeiro a 12 de fevereiro.

 

 

© 2016 MEMOSHOÁ- Associação Memória e Ensino do Holocausto